sábado, 28 de setembro de 2013

MBC

O que eu tenho é MBC. Podia ser CMM mas em Portugal não se distingue os metastizados dos outros, somos todos iguais na menoridade geral que nos caracteriza.
Cinco anos depois do diagnóstico inicial, encontrei mais um nicho onde me encostar: sou uma doente de cancro da mama metastizado. E é junto dos outros como eu que me devo colocar. É com eles que tenho de me entender.
Há algum tempo que comecei a perceber que eu não era como as outras amigas que fui fazendo ao longo desta jornada. Adoro-as, elas sabem, e respeito a sua dor, tão igual à minha até... à primeira metástase.
Em cinco anos de percurso, a maior parte delas já se reconstruiu, física e psicologicamente (pelo menos em parte porque nunca se volta ao que se era antes), mas eu não... e isso, sei-o bem, nunca acontecerá. A dor de se passar por um cancro é indescritível, só quem vive essa experiência pode entender. A dor de nunca ficarmos bem e termos a vida a prazo - e curto - é outra, diferente, que só nós é que sabemos... Nem vale a pena tentar imaginar.

Assim, hoje dou um passo em frente, que tem o seu quê de retrocesso: a solidão. Como quando tudo começou e eu era, sem sombra de dúvida, a única...

T.

MBC = Metastatic Breast Cancer

7 comentários:

  1. Compreendo-te e por isso, outro dia, reagi como sabes, ao tentar imaginar o que estarias tu a pedir...eu sabia o que pedia, e pedi com tanta força que continuo a crer.
    Compreendo-te mais do que possas imaginar e só posso dizer que te amo e desculpa-me, mas como já disse, continuo a creditar e isso ninguém me pode tirar..<3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por acreditares, obrigada por pedires por mim... Sabes o que eu peço? Que o que tenha de acontecer, aconteça com a maior tranquilidade possível, sem sofrimentos maiores; que a minha filha encontre o conforto e o amor que precisa para crescer sem mágoas e que todos fiquem bem...

      Eliminar
  2. Sabes que te compreendo muito bem.
    Também eu fui lá com muita fé pedir por ti.
    Sabes que te adoramos e só te queremos ver bem.
    Eu também ACREDITO.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Nat, também te agradeço muito por isso, amiga.

      Eliminar
  3. Teresa, querida Teresa, já uma vez te disse que tenho medo de dizer coisas que não vão ao encontro da verdade do coração dos outros e o que eu quero mesmo é não magoar aqueles de quem gosto e este é o teu caso.
    Por isso, quando eu te digo que acredito que vais vencer, vencendo, eu acredito no que eu digo. Sabes que a doença tem uma complexidade que envolve outras forças de cada um de nós e até dos outros. Esta é uma prova de resistência e eu sei que tu és uma resistente, como os da guerra, Teresa. Também te adoro!

    ResponderEliminar
  4. Verdade!
    Ás vezes tento imaginar como te sentes...mas não consigo.
    Quero para ti o melhor!
    Beijinhos adoro-te!!

    ResponderEliminar
  5. Querida.. minha querida....
    Eu posso dizer-te, na primeira pessoa, que entendo bem o que dizes. Aliás, eu não diria melhor e, ultimamente, estou a ter bastante dificuldade em lidar com "a vida a prazo". Há lutos que não fiz...não tive tempo. E agora...agora começo a deparar-me com a realidade, por vezes bastante cruel.
    Mas eu também acredito. Acredito que o MBC que nos assombra diariamente não nos vai levar a melhor. Acredito que o meu milagre acontece todos os dias assim que acordo e consigo levantar-me da cama para fazer a minha "vida normal". Tenho limitações sim. Chateiam-me. Deixam-me triste. Gostava de voltar atrás e viver uns diazinhos de vida antes de ser MBC.
    Mas depois penso... se é assim que tem de ser, que seja! Não vou deixar de aproveitar e viver tudo aquilo que posso.
    E depois...depois há a "bandidagem" como tu lhes chamas. Se não fosse o MBC, as nossas vidas não se tinham cruzado, e esta vontade que tenho de te abraçar não cresceria desta forma.
    Gosto tanto de ti...

    ResponderEliminar